Instituto Pensar - Siqueira traz de volta João Azevedo ao PSB e fortalece campanha de Lula

Siqueira traz de volta João Azevedo ao PSB e fortalece campanha de Lula

por: Lillian Bento 


Evento de filiação de João Azevedo. Foto: Reprodução

O retorno do governador da Paraíba, João Azevedo, ao PSB é motivo de comemoração para lideranças do partido por representar, ao mesmo tempo, um fortalecimento nacional da Sigla e um importante reforço à candidatura do ex-presidente Lula (PT) na Região Nordeste. Isso porque ele deixa o Cidadania, partido que apoia o candidato do PSDB João Dória, e passa a reforçar a campanha do petista.

A cerimônia de filiação, realizada nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, contou com a presença de líderes nacionais do partido, como a deputada federal Lídice da Mata (BA), os deputados Alessandro Mollon (RJ), Camilo Capiberibe (AP) e Gervásio Maia, que também é presidente do partido no Estado. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), também esteve presente, além do prefeito de Recife João Campos, entre outras lideranças.

João Azevêdo retorna ao PSB dois anos após deixar o partido, pelo qual foi eleito em 2018, e trabalha em busca da reeleição em outubro próximo. "O retorno do governador é muito desejado por nós e demonstra que estamos unificados. Não só o PSB e a Paraíba ganham, mas a campanha de Luís Inácio Lula da Silva, que é o líder popular que reúne as melhores qualidades e condições para tirar o Brasil dessa escuridão em que estamos mergulhados, e com a qual estamos comprometidos?, pontuou o presidente nacional da Sigla, Carlos Siqueira.

Leia mais: Governador da PB, João Azevêdo, volta ao PSB

"Lula ganha mais um importante palanque no nordeste com a presença das forças progressistas que estão engajadas na conquista desse terceiro mandato do ex-presidente?, complementa. Siqueira e o deputado federal Gervásio Maia estão à frente das articulações da refiliação de João Azevêdo.

"Esse não é um retorno qualquer, é o retorno de uma liderança que tem mostrado condições de governar para o povo, governar para melhorar a educação, a saúde, a segurança, a infraestrutura, a ciência e tecnologia. Governar para trazer para a Paraíba todo o progresso possível?, disse em tom de comemoração.

"O PSB se torna o maior partido do Estado da Paraíba?

Gervásio Maia disse que com a nova configuração o PSB se torna o maior partido da Paraíba. "O governador realiza um excelente trabalho e a Paraíba se tornou exemplo para o Brasil na gestão da pandemia e nos índices econômicos do Estado?.

A deputada federal Lídice da Mata (BA) lembrou que "A vinda do governador João Azevedo para o PSB demonstra que marchamos com Lula e revela a força política do PSB.? O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Alessandro Mollon também fez um discurso entusiasmado. "Nós viemos hoje até a Paraíba pelo prazer de aplaudir seu governo e comemorar esse retorno que nos dá muitas alegrias?. E finalizou: "Em outubro vamos votar 40 para reeleger João Azevedo na Paraíba e 13 para o terceiro mandato de Lula.?

João Azevêdo começou o discurso com bom humor ao dizer que "por essa a turma de lá não esperava?, em referência ao Cidadania e destacou: "É uma alegria voltar ao partido que faz política da forma que eu acredito, da forma correta de fazer e onde gigantes da política nacional já passaram.?

"Para mim, voltar é uma forma de renascer, é essa a minha sensação, de renascer dentro de um partido que lá em 2018, com uma campanha belíssima, nós levamos aos quatro cantos desse Estado o que era fazer política com inclusão, com justiça social, olhando os invisíveis da sociedade?, destacou.

Perfil João Azevêdo

\"\"
O governador João Azevêdo durante ato de filiação realizado na quarta-feira (23) em João Pessoa (PB)

João Azevêdo Lins Filho é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor aposentado do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico.

Foi diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP de 1980 a 1983, quando assumiu a Chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da URBAN, onde permaneceu até 1984. De setembro de 1984 até 1985, assumiu a gerência de Infraestrutura da UAS/CMP ? Programa Cidade de Porte Médio e, em seguida, a Coordenação Geral do programa. De 1986 a 1989, foi Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa.

Em 2004, foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux. Em 2005, foi Chefe de Gabinete da Sedurb, no mesmo ano, atuou como Assessor da Seplan e assumiu a Secretaria de Habitação, como Secretário Adjunto onde ficou até julho de 2007. Ainda em 2007, assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Município de João Pessoa, ficando até dezembro de 2010.

Já em 2011, João Azevêdo assumiu a secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, ficando à frente da pasta até 5 de abril de 2018.

Foi eleito governador da Paraíba pelo PSB, em primeiro turno, no pleito realizado em outubro de 2018. Obteve 1.119.758 votos, o que representa 58,18% dos votos válidos.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: